quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Comandante dos EUA quer mais tropas no Afeganistão

CABUL/NOVA YORK (Reuters) - Os EUA irão fracassar na sua guerra contra o Taliban se não dedicarem mais forças e definirem uma nova estratégia para o conflito, disse o comandante das forças norte-americanas e da Otan, em um momento em que o governo de Barack Obama enfrenta resistências ao envio de mais tropas.

O general Stanley McChrystal afirmou, em uma avaliação confidencial, que é preciso reassumir em curto prazo a iniciativa contra o "impulso insurgente", pois do contrário, "derrotar a insurgência (pode) não ser mais possível."

O jornal The Washington Post obteve uma cópia do relatório de 66 páginas, mas publicou no seu site uma versão com alguns trechos omitidos a pedido do governo. Um porta-voz de McChrystal em Cabul confirmou a autenticidade do documento.

Obama ainda não se manifestou sobre o envio de novos reforços, e disse que fará perguntas duras à sua equipe de segurança nacional.

"Não tomaremos qualquer decisão sobre futuras mobilizações de tropas até que saibamos qual é exatamente a nossa estratégia", disse o presidente em uma entrevista ao apresentador David Letterman, gravada nesta segunda-feira em Nova York.

Parte do Partido Democrata, de Obama, se opõe ao envio de mais tropas, e as pesquisas mostram que a opinião pública começa a se voltar contra o conflito iniciado há oito anos.


Fonte: Saiba mais...

Visitantes de todos os lugares