sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Estoque mundial de endereços IP está esgotado, informa Icann

A Icann, organização responsável pela distribuição dos endereços de internet, anunciou nesta quinta-feira, 3, que o estoque de endereços IPv4 disponíveis para órgãos regionais se esgotou – os IPs são “números” que permitem que os usuários possam se conectar a internet. Com o exaurimento, todos os novos registros de endereços na web devem ser feitos dentro da nova versão, o IPv6.

O fim do estoque do IPv4 não significa, porém, que não é mais possível registrar novos sites na internet. Os endereços de web são armazenados e redistribuídos pela Iana, entidade controlada pela Icann, e repassados, em blocos, às entidades regionais responsáveis pela administração desses endereços. Ou seja, cada região do mundo ainda tem um pequeno estoque de endereços em IPv4 livres.

No caso do Brasil, segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável pela distribuição de endereços no país, a previsão é que os estoques durem até 2012. No entanto, tanto o órgão brasileiro como a Icann aconselham que provedores de conteúdo e de acesso iniciem a transição para o IPv6.

O presidente da Icann, Rod Beckstron, o esgotamento marca um momento de transformação na evolução da internet e torna a adoção do IPv6 “prioridade suprema”. O IPv6 permite que sejam registrados números infinitamente maiores do que o IPv4. Segundo cálculos do NIC.br, a versão quatro suportou cerca de 4 bilhões de endereços IP, enquanto a nova versão deve alcançar a marca, por enquanto hipotética, de 340 decilhões de endereços.

"É a evolução minha gentee!!!! Aii Siimmm =) "

Fonte: Ti Inside


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, Críticas ou Elogios.

Visitantes de todos os lugares