terça-feira, 16 de novembro de 2010

Facebook lança serviço unificado de mensagens contra Google e Yahoo

Muitos esperavam que o Facebook lançasse um serviço de correio eletrônico, mas o presidente da empresa, Mark Zuckerberg, afirmou que o lançamento de ontem é mais do que isso. A maior rede social do mundo apresentou um sistema unificado de mensagens, que une e-mail e comunicação instantânea, para fazer frente aos serviços populares de correio eletrônico do Google, do Yahoo e da Microsoft.
Os rumores que circulavam na internet diziam que o Facebook lançaria um "matador do Gmail" (serviço do Google). Zuckerberg confirmou que o novo sistema permitirá que as pessoas tenham endereços "facebook.com", mas acrescentou que incluirá também mensagens instantâneas e via celular.
"Este não é um matador de e-mail", disse Zuckerberg, durante evento no hotel St. Regis, em San Francisco. "É um sistema de mensagens que inclui o correio eletrônico como um de seus componentes." Ele disse que mais de 350 milhões, dos 500 milhões de usuários do Facebook, atualmente enviam e recebem mensagens no web site, mas não acredita que o e-mail será sistema vencedor de comunicação no futuro.
Zuckerberg afirmou que, apesar de o correio eletrônico não estar ficando para trás imediatamente, mais e mais pessoas passarão a usar serviços que integram várias plataformas, como o Facebook. Mais de 4 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias pela rede social.
Alguns usuários do Facebook foram convidados a testar o serviço a partir de ontem e, nos próximos meses, ele estará disponível para todos os participantes da rede social. Andrew Bosworth, diretor de engenharia do Facebook, disse que 15 engenheiros trabalharam no projeto, durante 15 meses.
Entre as funcionalidades do novo serviço, estão uma caixa de entrada para os amigos do usuário e seus contatos no Facebook e outra para e-mail e mensagens. A rivalidade entre o Facebook e o Google deve ter um papel central na definição do futuro da internet. O setor de tecnologia acompanha de perto a briga das duas empresas pelo tempo dos usuários de internet, por receita publicitária e pelos profissionais de talento no Vale do Silício.
Futuro. Os primeiros sistemas de e-mail pela internet foram lançados no começo da década de 1970. "Se fizermos um bom trabalho, algumas pessoas dirão que esta será a forma de comunicação que funcionará no futuro", disse Zuckerberg sobre o "Projeto Titan", como foi apelidado o serviço durante o desenvolvimento.
O presidente do Facebook apontou que estudantes do ensino médio estão deixando de usar o correio eletrônico, preferindo serviços de bate-papo, mais imediatos e com mensagens mais curtas, porque eles são mais simples, "mais divertidos" e por oferecerem mais valor a quem usa.
Apesar de o e-mail ainda ser a principal forma de comunicação de adultos mais velhos, estudos recentes apontam que esse não é o caso dos jovens. As mensagens via celular ultrapassaram os contatos face a face, o e-mail, os telefonemas e os sistemas de mensagens instantâneas como a principal forma de comunicação dos adolescentes nos Estados Unidos, segundo a Pew Internet & American Life Project.
O correio eletrônico era a forma de comunicação menos usada entre os adolescentes. Somente 11% deles usavam e-mail todos os dias para interagir com seus amigos, comparados a 54% que enviavam mensagens via celular todos os dias e 30% que usavam telefones fixos.
Mudança. Atualmente, o Facebook só permite a comunicação entre pessoas inscritas na rede. O lançamento de ontem permitirá a troca de mensagens com quem não está no Facebook.
Com 500 milhões de usuários, o Facebook alcança mais pessoas que o Hotmail, da Microsoft, com 361 milhões de contas; que o Yahoo Mail, com 273 milhões; e que o Gmail, do Google, com 193 milhões, segundo a consultoria ComScore.
As tentativas do Google de lançar serviços que seriam o futuro do e-mail não tiveram o sucesso esperado. O Google Wave acabou cancelado e o Google Buzz recebeu críticas de que desrespeitava a privacidade dos usuários. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, Críticas ou Elogios.

Visitantes de todos os lugares

Fernando