terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dez dicas para ser um bom profissional

1.Trabalhe com afinco
Funcionários de TI em empregos instáveis precisam assumir trabalho extra, estar mais presentes e,
essencialmente, mostrar aos seus empregadores que querem ficar. Atualmente, seja em tempos de estagnação
ou de redução de budgets, os gestores de TI são pressionados a frequentemente avaliar a equipe para fins de
enxugamento ou possível terceirização. Você não pode ser o funcionário que deixa a desejar na avaliação,
alertam especialistas de consultorias de RH.


“É fundamental lembrar que a organização de TI, quando quer fazer demissões, não procura as pessoas que serão descartadas,
ela identifica as pessoas que devem ser mantidas”, explica Beth Carvin, CEO da Nobscot, fornecedora havaiana de software
 para RH. Por isso, acrescenta a executiva, tome a iniciativa e faça coisas que levem a companhia a querer manter um
funcionário como você.


2. Siga o dinheiro
Os funcionários de TI devem saber quais sistemas e projetos vão gerar receita e empenhar-se para serem requisitados.
 Uma vez que podem exercer alguma influência sobre esses projetos, devem mostrar disponibilidade para iniciativas
geradoras de receita ou que ofereçam contato direto com o cliente, aconselha Sean Ebner, managing director regional
da Technisource, companhia de recrutamento em TI.


“As funções internas são críticas, mas o alinhamento com essas atividades e com os clientes tornará os profissionais
técnicos mais valiosos para os gestores de negócio”. Se não houver projetos relacionados ao negócio no momento,
os especialistas orientam os funcionários de TI a se envolverem com a equipe de vendas, oferecendo seu conhecimento
técnico para ajudar a fechar negócio com potenciais clientes.


3. Invista em conhecimento
Os recursos podem estar escassos, mas os especialistas recomendam que os profissionais de TI busquem treinamento
acessível ou opções de autoaprendizado para ampliar seu conhecimento técnico e beneficiar não só a companhia,
mas a si mesmos. Segundo Lawrence, da Yoh, “os funcionários de tecnologia precisam ser gestores profissionais
de suas carreiras, de forma que, ao aprimorar a si mesmos, tragam resultados para seus empregadores”.


O treinamento, seja financiado pelo empregado ou pelo empregador, mostrará ao chefe que o funcionário deseja
permanecer na equipe e que continua interessado em evoluir profissionalmente naquela companhia específica.
“A chave para conservar o emprego é demonstrar retorno do investimento. Você representa um determinado custo
para sua companhia, mas, se puder provar que está ganhando valor sem custo adicional para a organização e que
o seu conhecimento contribuirá para os resultados financeiros em termos”, afirma Rich Milgram, CEO da Beyond.com,
companhia de recrutamento online.


4. Torne-se um especialista em tecnologia do negócio
É uma realidade – o pessoal de TI precisa ser bom em negócio para progredir na carreira e segurar o emprego.
“Muito se tem falado, mas não custa repetir que TI deve ser capacitadora de negócios, e não mera solucionadora de problemas”,
 define Chris Silva, analista sênior da consultoria Forrester Research.


"Os profissionais de alta tecnologia que treinaram a ‘sensibilidade para o negócio’, ou seja, que não conversam com
gestores de negócio em bases puramente técnicas, serão mantidos no emprego por mais tempo do que aqueles que não
conseguem traduzir a tecnologia diretamente em aspectos do negócio, avalia. ”A combinação de conhecimento tecnológico
e uma visão do que faz um negócio dar certo pode ajudar os profissionais a cultivarem uma longa e promissora carreira.


5. Seja comedido
A redução de pessoal, muitas vezes, é resultado de um esforço para cortar custos. Os profissionais de TI que provarem
aos gestores que são capazes de encontrar tecnologia acessível e reduzir custos internamente preservarão seus empregos.
“Pense como se fosse o dono, não desperdice recursos, nem compre coisas que não sejam realmente imprescindíveis”,
orienta Carvin, da Nobscot. “Os funcionários eficientes são escolhidos para ficar, ao contrário dos funcionários que
agem de maneira irresponsável com o orçamento.


”Além de checar preços, os profissionais de TI devem oferecer alternativas que tenham bom custo-benefício. Mercer,
do Citigroup, introduziu tarefas automatizadas que trouxeram economia de tempo e dinheiro para a companhia, reduzindo
o tempo de inatividade causado por erro humano.

6. Fique longe das fofocas
Na maioria das empresas sempre “rola” algum drama. E, em tempos de crise econômica ou prosperidade, é melhor ficar
bem longe da fofocas de corredor. “Você quer se apresentar no ambiente de trabalho como alguém amigável, um bom cidadão”,
diz Lori Gale, presidente da companhia de recrutamento online FastLane Hires. Portanto, não fique fazendo fofoca e bancando
o estressado. Agindo dessa forma, você acabará chamando atenção pelos aspectos negativos da sua personalidade.


7. Promova sua imagem
Embora muitos profissionais de TI não estejam acostumados aos holofotes, os especialistas recomendam que eles aprendam a
promover suas habilidades na companhia. “Faça seu próprio marketing. Não é hora para modéstia. No cenário de negócios atual,
 em que todo mundo é exigido ao máximo, assegure que suas realizações sejam notadas”, diz Katie Prizy, especialista em
comunicação da Instant Technology, companhia de recrutamento em TI.


E, para demonstrar suas contribuições à companhia, os profissionais de TI têm de estar aptos a mensurar o valor agregado
aos resultados financeiros. Se não puder mensurar seu próprio sucesso e demonstrar claramente como o seu trabalho
beneficiou a companhia, não espere o mesmo dos gestores na hora de reduzir a equipe, ressalta Milgram, da Beyond.com.

Os profissionais de TI devem rastrear e documentar continuamente as melhorias que suas ideias, seu trabalho ou seus
processos trouxeram para os sistemas de tecnologia. Munidos desta informação, poderão criar uma justificativa melhor
para permanecerem na equipe.


8. Ajude os outros
Compartilhe conhecimento, ensinam os especialistas. “Os profissionais de TI precisam abandonar a velha mentalidade de
guardar conhecimento. Eles têm de deixar outras pessoas saberem o que eles sabem e compartilhar o conhecimento e as
informações de bom grado”, observa Carvin. “Isso os tornará muito mais valiosos aos olhos dos empregadores”, ensina.


O conhecimento é uma grande fonte de poder. O compartilhamento de informações vitais para o sucesso técnico de uma
companhia impressionará a direção corporativa.


9. Esteja disponível
Na rotina das companhias, alguns grupos em TI talvez estejam menos ocupados do que outros. Os profissionais de TI dos
grupos com mais tempo livre devem se oferecer para colaborar em projetos de outros departamentos.

Se na companhia há cinco pessoas que administram a rede, por exemplo, mas uma delas também entende de servidores,
os gestores talvez prefiram descartar um funcionário altamente especializado e manter o ‘generalista’ em TI,
que trabalha em várias áreas, de acordo com Bryan Sullins, instrutor técnico sênior da New Horizons e blogueiro da Network
World.

Estar sempre disposto a aceitar desafios novos, que não fazem parte da rotina, ajuda muito, na opinião de Dwayne Whitmore,
engenheiro de sistemas sênior do grupo de serviços de tecnologia para o Carolinas HealthCare System. O engenheiro recorda
a ocasião em que precisou planejar a atualização de um sistema PABX e aprendeu muito sobre o modo como ele funciona. “


10. Sorria, seja feliz
Nunca subestime o poder de uma postura positiva. Independentemente de qualquer desafio, uma atitude positiva ajudará os
gestores – que também são exigidos além dos seus limites – a perceber quais funcionários estão felizes em suas funções.

 O indivíduo que, com um sorriso no rosto, encara novos desafios que aliviam algumas aflições da equipe de gestão acaba
tendo um valor inestimável para a organização, assegura Milgram, da Beyond.com.

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